Categories
General

Como facilitar o estudo de música

Muitas pessoas juram pela música como uma ferramenta útil para estudar e trabalhar. Outros acham impossível concentrar-se com qualquer ruído de fundo.

Com estes em mente, pode parecer bastante lógico que a música pode melhorar suas sessões de estudo. Mas nem todos concordam. O que se passa? Ajuda ou não um curso de produção musical online?

A música não afeta todos da mesma forma, então a resposta a esta pergunta é mais complexa do que um simples “sim” ou “não”.”

Dito isto, é certamente verdade que alguns tipos de música podem aumentar a concentração e a memória, bem como aumentar a vigilância.

Continue lendo para saber mais sobre os prós e contras de estudar com música e obter algumas dicas para tirar o máximo proveito de sua lista de estudo de um curso online de bateria com certificado.

Seria fantástico se pudesses pôr uma lista de reprodução ou uma música que te ajudasse a resolver um problema ou a memorizar todas aquelas datas para a tua final de história, não era?

Infelizmente, a música não é assim tão poderosa. Ajuda principalmente de forma indireta, mas esses benefícios ainda podem fazer uma grande diferença.

Se alguma vez tiveste uma longa e cansativa noite de trabalhos de casa, a tua determinação em continuar a estudar pode ter começado a sinalizar muito antes de terminares.

Talvez você tenha prometido a si mesmo uma recompensa para passar pela sessão de estudo, como o último episódio de um show que você gosta ou sua refeição favorita.

Pesquisas de 2019 sugerem que a música pode ativar os mesmos centros de recompensa em seu cérebro que outras coisas que você gosta. Recompensar-se com sua música favorita pode fornecer a motivação que você precisa para aprender novas informações.

Se você preferir música que não funciona bem para estudar (mais sobre isso abaixo), ouvir suas músicas favoritas durante as pausas de estudo poderia motivá-lo a estudar mais.

A música não te motiva só a ti. Pode também ajudar a reduzir o stress e a promover uma mentalidade mais positiva.

A pesquisa sugere que um bom humor geralmente melhora seus resultados de aprendizagem. Você provavelmente terá mais sucesso com o estudo e aprendizagem de material novo quando você está se sentindo bem.

Estudar pode ser estressante, especialmente quando você não entende completamente o material do assunto. Se você se sentir sobrecarregado ou chateado, colocar alguma música pode ajudá-lo a relaxar e trabalhar de forma mais eficaz.

De acordo com um estudo de 2007 da Stanford University School of Medicine, a música — música clássica, especificamente — pode ajudar seu cérebro a absorver e interpretar novas informações mais facilmente.

Seu cérebro processa a abundância de informação que recebe do mundo ao seu redor, separando-a em segmentos menores.

Os pesquisadores encontraram evidências que sugerem que a música pode envolver seu cérebro de tal forma que ele treina-lo para prestar melhor atenção aos eventos e fazer previsões sobre o que pode acontecer.

Como é que isto te ajuda a estudar? Bem, se você luta para dar sentido ao novo material, ouvir música pode tornar este processo mais fácil.

Você também pode ligar a capacidade de fazer melhores predições sobre eventos a habilidades de raciocínio.

Melhores capacidades de raciocínio não vão ajudar-te a tirar respostas do nada, na hora do exame. Mas você pode notar uma diferença em sua capacidade de raciocinar seu caminho para essas respostas com base na informação que você tem.

Outras pesquisas também apoiam a música como um possível método de melhorar o foco.

Estes achados sugerem que certos tipos de música podem ajudar a aumentar as habilidades de memorização e outras funções cognitivas.

A música ajuda a estimular o seu cérebro, semelhante à forma como o exercício ajuda a estimular o seu corpo.

Quanto mais exercitas os músculos, mais fortes se tornam, certo? Dar ao seu cérebro um exercício cognitivo pode ajudar a fortalecê-lo de uma forma semelhante.

Uma parte importante do impacto da música reside no seu poder de distrair.

Quando você se sente triste ou estressado, distrair-se com suas músicas favoritas pode ajudar a elevar o seu espírito.

Mas distração provavelmente não é o que você está procurando quando você precisa acertar os livros.

Se você está tentando argumentar sua posição em um papel de termo ou resolver uma difícil equação de cálculo, música que é muito alta ou rápida pode apenas interromper seus pensamentos e dificultar o seu processo.

A memória de trabalho refere-se à informação que você usa para resolver problemas, aprender e outras tarefas cognitivas.

A maioria das pessoas pode trabalhar com algumas informações de cada vez. Uma alta capacidade de memória de trabalho significa que você pode lidar com mais material.

A pesquisa sugere, no entanto, que ouvir música pode reduzir a capacidade de memória de trabalho.

Se você já tem dificuldade em manipular várias informações, ouvir música pode tornar este processo ainda mais desafiador.

Certos tipos de música, incluindo música rápida, música alta, e música com letras, podem torná-lo mais difícil de entender e absorver material de leitura.

Quer você esteja olhando para uma noite de literatura vitoriana ou algum tempo a sós com seu livro de biologia, música clássica suave com um ritmo lento pode ser uma escolha melhor.