Categories
General

Dicas para ser um bom convidado de Primeira Comunhão

Estamos naquela época do ano em que muitas paróquias celebram batismos, casamentos e primeiras comunidades Sagradas. As crianças recordarão a sua primeira comunhão como um evento muito especial: preparam-se para ela através de programas de catecismo há muito tempo, assim o farão (espera-se!) compreenderam pelo menos um pouco da sua importância. Além disso, é algo que toda a família deve estar a falar e a preparar-se. Eles provavelmente também têm outros amigos e primos que estão fazendo sua primeira comunhão.

Se foi convidado para uma primeira comunhão, o que espera de si? Quer tenhamos ou não ido à igreja regularmente, todos queremos que este seja um dia especial para as crianças que estão recebendo o sacramento da Eucaristia pela primeira vez. Para ajudar a tornar esse dia memorável para as crianças e suas famílias, considere as seguintes sugestões.

Claro que as crianças adoram receber presentes dos convidados no evento, mas esse não é o ponto principal do dia. O que mais importa é o que está acontecendo — o dom da Eucaristia. Podemos ajudar as crianças a compreender que através das mensagens que incluímos no cartão que acompanha os nossos presentes, e nas palavras que lhes dizemos.

Desta forma podemos ter a certeza de comprar algo que esteja em harmonia com a forma como os pais estão planejando a celebração da Primeira Comunhão. Alguns pais gostam de convidados para dar um presente monetário, enquanto outros preferem que façamos uma doação para uma boa causa em nome da criança. Outros ainda podem pedir-nos para contribuir para a compra de um escapulário, o terço, ou um santo medalha para a criança, que é um dom que pode reforçar o significado do evento e pode durar uma vida.

No dia da Primeira Comunhão, os pais das crianças têm mil coisas para pensar. É fantástico se eles podem contar conosco para ajudar na logística, como ajudar outros convidados a chegar ao evento com frases e mensagens. Se a família é grande, pode ajudar se pudermos transportar membros da família da casa para a igreja, ou da igreja para o local da celebração depois. Se nos pudermos oferecer para ajudar desta ou de outra forma prática, isso pode realmente fazer a diferença.

Em uma ocasião, como uma Primeira Comunhão, é particularmente importante que todos os convidados e familiares na igreja suficientemente antes do tempo, antes do início da Missa, de Que forma, nós estamos preparados para qualquer imprevisto com o tráfego, ou qualquer supervisão, que pode fazer a gente ter que voltar para casa para pegar alguém ou alguma coisa.

Para não perturbar a massa, não se esqueça de desligar o telemóvel antes de começar. Isto irá ajudá-lo a participar na celebração, tanto interna como externamente. A primeira comunhão pode ser uma ocasião conveniente para voltar à Igreja depois de uma longa ausência e, em caso afirmativo, podemos aproveitar a ocasião para ir à Confissão de antemão, se não o temos feito há algum tempo. Desta forma, estaremos preparados para receber a comunhão de forma digna, e nos juntaremos às crianças em seu caminho de oração e sacramentos, refazendo os passos de nossa própria Primeira Comunhão.

Podemos ver familiares que não vemos há muito tempo. É uma grande ocasião para alcançarmos e expressarmos o nosso amor por eles pessoalmente, especialmente se as distâncias geográficas normalmente nos separam. Pode também ser uma ocasião para suavizar situações difíceis do passado, o que pode implicar que demos o primeiro passo. A comunhão é um sacramento de unidade; tentemos tornar essa unidade visível, e não apenas durante a Missa.

Fonte: https://atardeonline.com.br/mensagens-para-primeira-comunhao/