Categories
General

Maquiagem craquelada: como evitar? Dá para recuperar?

O terror de toda mulher é se deparar com uma maquiagem craquelada.

A cena pode parecer mesmo de um filme do Sam Raimi ou do Zé do Caixão:

Lá está ela, toda faceira, risonha, compartilhando com os convidados da festa suas experiências agradáveis ou curiosas, colhendo informações que podem ser úteis algum dia sobre determinados tipos, flertando com possíveis casos amorosos, bebendo, comendo, dançando até que chega a hora de ir ao banheiro.

As pessoas passam parecendo se demorar mais do que o usual em admirar o seu rosto, algumas desviam ligeiramente a face como se percebessem de súbito a pequena indiscrição, outros colocam a mão no nariz para disfarçar a inconveniência da análise detalhada.

Abre a porta do banheiro, fita o espelho ao longe e se deparar com algo estranho no rosto, algo que não esperava encontrar. Intrigada, se aproxima mais para se certificar se é uma ilusão de ótica, uma distorção provocada pela luz do ambiente, mas percebe que, conforme encurta a distância, a impressão não se desfaz, apenas é reforçada, e eis que o pior se confirma.

Está parecendo o Coisa do Quarteto Fantástico, um T-1000 da série Exterminador do Futuro com a aparência carnal se desmanchando, um vilão de filme trash arrancando parte do disfarce. Sim, está com a maquiagem craquelada.

Mas o que é maquiagem craquelada?

Maquiagem craquelada é quando a pele fica com aparência artificial, pesadona, como se a mulher tivesse passado em uma construção e pedido pro Tonhão da marreta passar reboco na sua cara. O visual remete a um mosaico composto por dezenas de pequenas peças grossas, desarmônicas e sem um padrão identificável; uma casca de ovo trincada, uma máscara que em vez de ocultar as imperfeições da face acaba reforçando a exposição dos poros, marcando a pele e dando a impressão de que esfarela.

Mas quais são as causas que provocam a maquiagem craquelada? É possível reverter essa aparência medonha?

É o que detalharemos a seguir.

Continue na leitura.

Como evitar?

A maquiagem craquelada ocorre geralmente quando há um descuido em uma das fases de aplicação da maquiagem. Pode se dá por ocasião de um preparo desleixado da pele a ser submetida ao banho de cosméticos ou por cálculos errôneos por parte de quem está fazendo o aplique.

Vamos listar as principais dicas para evitar uma maquiagem craquelada e os erros mais comuns que se comete que acabam propiciando o visual indesejado.

A primeira dica é:

Hidrate a pele

Faça a anotação mental, ou marque em algum lugar se tiver memória ruim: pele ressecada aumenta enormemente as chances de estragar a maquiagem.

Por isso, para diminuir o risco, hidrate a pele, busque um creme que você se adapte bem para fazer a hidratação diariamente, não apenas momentos antes de fazer a make. Um produto bem popular, de alcance e preço, é o Benpatol. Pegue um algodão e espalhe pelo rosto antes de dormir. Com o tempo, perceberá melhoras na sua pele. Claro que cabe a você identificar o produto em que melhor se adapta.

Outra dica importante para combater o ressecamento da pele, e consequentemente o risco de maquiagem craquelada, é ingerir bastante líquido. Sabe os jogadores de tênis ou maratonistas que não perdem uma oportunidade de botar pra dentro um isotônico ou água? Adivinha pra quê: pra manter o corpo hidratado. Água deve integrar sua lista de esforços para se manter bela.

Limpe a pele

Isso é básico para evitar maquiagem craquelada. Na verdade é bom senso. É o famoso quer “rir tem que fazer rir”, tem que haver uma colaboração para que todos saiam ganhando. Se não limpar bem a pele, como vai conseguir hidratá-la direito, purificar, reequilibrar, suavizá-la? Como preservar a boa aparência e facilitar a vida dos cosméticos?

Além da questão de preservar a saúde da pele, uma limpeza bem feita impede que haja mistura de resquícios de outras maquiagens com a nova que está introduzindo. Evidentemente tal mistura só tende a gerar empecilhos, imperfeições, desgaste, enfim, ocasionar uma maquiagem craquelada.

Primer ou Blur Effect

Antes de aplicar a base, se utilize das vantagens do Primer. É um produto que disfarça as linhas de expressão, mantém os poros fechados, ajuda a intensificar e fixar a maquiagem.

Outra opção para evitar maquiagem craquelada é o uso do Blur Effect. Outro revitalizador de pele que também pode fazer a função do Primer. É útil para esconder as imperfeições e fixar na pele os outros produtos utilizados para fazer a make. Ele cria uma camada entre a pele e a base, por isso deve ser usado primeiro as melhores cores de cabelo 2020.

Não exagerar

Deve dá aquela tentação incontrolável de tentar cobrir a espinha inoportuna que surgiu de repente adicionando umas camadinhas a mais de base ou corretivo na área em questão, mas tal gesto é um convite a maquiagem craquelada.

Doses excessivas geram uma aparência artificial, trechos de pele com camadas supérfluas, copiosas, gotejantes.

Para não ter erro, siga o procedimento: Primer ou Blur, base e corretivo.

E essa dica final:

Lencinho

Retire os excessos ou eventuais excessos da maquiagem, após a aplicação, com um lenço de papel. Passe-o na pele pressionando-o levemente.

É possível recuperar?

É possível “dar os seus pulos” quando a maquiagem craquelada está ainda no recipiente. As vezes ocorre de abrir um produto novinho e ele se apresentar todo quebradiço. Dá uma raiva, não?! Mas essa situação é possível de contornar seguindo esse macete:

Compre álcool 70% e pingue algumas gotas por cima do produto. Ele terá o efeito de unir as partículas do pó e evaporar com o decorrer do dia.

Depois de pingar as gotas, pegue uma colher ou uma espátula e aperte o pó até que ele forme uma pasta homogênea. Tire o excesso com um papel toalha e por fim deixe o produto secar com a embalagem aberta.

Considerações finais

Para evitar maquiagem craquelada, aparência “rochosa”, de “reboco”, com os poros extremamente destacados e com a pele marcada, “esfarelenta”, siga essas dicas:

  • Hidrate a pele;
  • Limpe o rosto;
  • Use Primer ou Blur Effect;
  • Não exagere na dose;
  • Passe um lenço para retirar os excessos de maquiagem.

Fonte: https://tudoela.com/cortes-de-cabelo-2020/