“O momento que você desejaria a eternidade”

Posted on out 3, 2013

 

Durante uma entrevista que emocionou o Jô Soares e fez a plateia aplaudir de pé, Clóvis de Barros Filho, professor de ética na USP, conta como descobriu sua paixão profissional aos 13 anos de idade, em uma aula na escola. É incrível o amor dele e como Clóvis explica esse sentimento de realização quando fazemos o que amamos. Uma excelente lição de vida, que vale a pena ser vista.

 

clovis-de-barros-filho

 

 

350 Comentários

  1. ESPETACULAR ….. SIMPLISMENTE ESPETACULAR

    • Que professor maravilhoso!!!

    • Simplesmente sensacional e nos faz repensar nossa vida, no que estamos fazendo dela, se estamos felizes ou não com o que realizamos!!

      • ótimo!!! Motivante, precisamos divulgar!

    • Fantástico, eu ainda não tinha visto no programa do Jô, um servidor público ser aplaudido de Pé, detalhe é me um professor que ama o que faz e deveria simbolizar o momento difícil que estam passando, ao reivindicar aumento salarial. Isso é me lamentáve, só no Brasil!

      • Não é porque eu amo que faço que nao vou pedir aumento salarial. Sabe por que? Porque amo mesmo o que faço , mas quando vou ao supermercado , médico não pago com amor.

      • Parabéns professor. Sempre afirmo, a diferença daquele que vence para o não vencedor é o FAZER!Lute e faça acontecer.

    • Foi de uma simplicidade e ao mesmo tempo uma elegância monumental essa entrevista. Parabéns professor por comunicar parte de si a nós!

      • Realmente foi de uma simplicidade e elegância, sem falar o tanto que trouxe diversas frases de filósofos famosos de forma acessível para que assim filósofos e não filósofos possam entender a mensagem que ele está passando.

    • Maravilhoso

    • Não concordo 100% com o professor Clóvis. Há mais de 30 anos que sou casado. Eu e minha mulher ainda não enjoamos “comer pamonha”. Pelo contrário, ano a ano o sabor da pamonha foi melhorando e continua assim. Portanto, acredito que tudo depende do jeito de comer, deve dividir a tal da pamonha com a companheira, aí não faz mal…rs..rs..

      • Armando, no caso ele quis apenas fazer uma brincadeira e colocar humor na explicação dele, mas logo depois ele falou que as pessoas tem de encarar o mundo de peito aberto, como se fossem virgens a todas as experiências. Será que o caso de você estar casado com sua esposa há 30 anos? Afinal, o sabor da pamonha sempre está lá, mas talvez o segredo de você estar casado há tanto tempo seja por que a cada degustação que faz, você a encare como um novo sabor a experimentar, como se fosse a primeira vez que estivesse a degustar aquilo.

        • Juliana ,sua explicação foi perfeita tanto quanto a do professor !! Parabéns.

          • Sim, que diga isso o Adam Sandler em como se fosse a primeira vez…

      • Creio que não entendeu bem o que ele disse, no caso do casamento ele quis dizer que as pessoas se entristecem 5 anos após o casamento, devido ao fato de que as pessoas esperam a mesma coisa de quando começou o casamento, sendo assim não procuram se adequar e achar a felicidade a partir dessa transformação no casamento.

        • Não. Acho que ele quis dizer que depois de – talvez – 5 anos, os casais devem se renovar. E essa renovação é diária.

      • Raso em Armando!!!

        • Sensacional,daria tudo pra ter uma aulinha com esse professor…fantastico…auto dominio!!!

      • É PENA QUE DEPOIS DE UMA AULA TAL QUAL FOI EXIBIDA O ARMANDO FIXOU NO CASO DA PAMONHA E A VIDA CONJUGAL,MAS COMO O PROFESSOR DISSE CADA UM TEM A ENERGIA FOCADA NUM PONTO QUE PODE LHE PROPORCIONAR FELICIDADE, MAS CONCORDE QUE COMER UMA PAMONHA QUANDO SE ESTA COM FOME É BEM MAIS APETITOSA DO QUE DEPOIS DA QUARTA OU QUINTA ETC…

    • Enquanto isso, outros professores apanham da polícia nas ruas.

    • Sou professora encantada e alegre.

    • Espetacular

    • Simplesmente, ESPETACULAR…!!!!

    • Essa entrevista chega arrepiar!!!!

    • Sensacional , mereceu ser aplaudido de pé amei, parabéns

  2. Excelente! Já vi uma aula dele na Casa do Saber em SP e ele é demais! Obrigada pela oportunidade de ver este vídeo maravilhoso.

  3. Simplesmente maravilhoso,instigante!

  4. Não tenho muitas palavras.No momento,só estas:
    Mesmo sabendo que sou feliz,continuarei buscando momentos de felicidade que,certamente alimentarão o meu espírito
    Obrigado,professor Clóvis.

  5. Meus olhos marearam de emoção! Ser de luz!! Grato Alê!

    • Mais precioso seria se ensinasse ética para advogados….

  6. As vezes eu acordo cantando kkkkkk

    • EU TAMBEM….AS VEZES…

      • Segundo o prof. Pode ser a “pomba”. Brincadeira

      • Me levanto da cama e levo mais ou menos umas 3 horas para acordar…srsrsrs

      • *** Soberano acadêmico Sr. Fernando e maravilhosa Dra. Sr. Lígia…Determino aos dois seres de luz… que a verdade explicitada pela criatura de luz aí o professor e filosofo Sr. e Prof. Clóvis De Barros Filho. quando fala, sobre o cantar, não se limita ao cantar em si somente…, porém a direção e a forma, que se entrega ao cantar… portanto a você Fernando e Lígia entendam, se você cantar na direção horizontal querendo que você se ouça isso é uma forma estranha e demoníaco de viver, porém se você direciona vertical e internamente pro seu coração, lá onde está as verdades de sua vida que acabou de despertar de um lugar indeterminado, pode ficar tranquilo então, e continue cantando de forma tranquila, porem cante muito, pois você está encontrando o caminho da verdadeira felicidade na sua vida. ***

        • Judson Vieira de Souza, você foi muito feliz e de uma sensibilidade singular em seu comentário. Parabéns e prosperidade em sua caminhada…

          • Exato.
            Vídeos como esse mostram que mesmo talvez em vão, devemos sim acreditar na humanidade. Não só pelo vídeo e seu conteúdo em si, mas pelo nível dos comentários.
            Em famosos sites como uol, terra, yahoo, observo apenas comentários raivosos e críticos sobre diversas coisas da vida, até mesmo programas de televisão onde pessoas dizem não assistir, mas fazem questão de reclamar.
            Aqui, nesse nosso caso, os comentários são profundos, sinceros, nem sempre concordantes, mas todos simplesmente sinceros.

    • Rena...@hotmail.com.br prazer…
      começar o dia cantando… sem querer eu começo tb…
      ta na cabeça

    • Eu sempre acordo bem, e ele disse que deve-se livrar dessas pessoas. Entendo que ele fala isso, dizendo :” como pode alguém acordar assim?”… Para as pessoas que acordam de mal humor é difícil aceitar as pessoas que acordam bem… Em fim, gostei demais desse professor.

      Abraço a todos…

  7. Nossa, cara! Excelente… Quem dera eu, ter um professor desses! DEMAIS.

  8. muito legal, bacana!

  9. Esse cara é demais… espetacular!

    Ele foi entrevistado no programa que eu produzo na Eldorado FM. Se quiserem ouvir, está nesse link (programa do dia 9/9): http://quemsomosnos.com.br/

    • legal disponibilizar aqui Marcus!

  10. Excelente! Fiquei encantada,,,

  11. Incrível! Eu estava na plateia do programa e foi muito emocionante!

    • Eu te invejo.. deve ter sido lindo ter ouvido este cara.. Eu já assistí umas 3 palestras dele… e todas giram sobre sempre o mesmo tema.. MAS É BOM DEMAIS.

  12. o cara é demais!!!! Espetacular !!! e o mais legal, com uma linguagem simples.

    • Falou e disse: Sobretudo com palavras do nosso cotidiano.

  13. Sensacional! Acho que todo mundo precisava ver isso.

  14. esse cara é do karalho muito bom mesmo..!!

  15. Acho q com ele eu tlvz aprenderia… Só acho

  16. Com todo o respeito, pela primeira vez ate o culto sem sombras de duvudas Jo Soares se rendeu a apresentacao do humilde homem de ssber incontestavel professor Douglas, sem palavras.

  17. somente uma palavra !!!espetacular!!

  18. Realmente, é espetacular, com 13 anos se identificar com sua profissão.

  19. Espetacular….
    Os melhores 16 minutos gastos em frente ao computador em toda a minha vida.
    Uma lição a ser compreendida.

    FANTÁSTICO

  20. Simplesmente fantástico esse cidadão! Amor pelo que faz é o que eu sempre defendi em minha vida. Eu particularmente sou apaixonado pelo que faço e quando ouvi as palavras dele, minha vontade era poder estar com ele e dizer que como é importante ouvir esse tipo de pensamento. Magnifico momento …

  21. Esse cara é incrível! Me emocionei muito!

  22. Nao importa o tempo que levar! Mas um dia Voce ouvira de um ser mais instrutivo, que realmente vale a pena viver e acreditar, apesar dos contratempos a vida lhe trara bons momentos que o deixara em uma situação em que você nao quer mudar, simplesmente ficar vivendo este momento para sempre! Parabéns ao professor pela entrevista, simplesmente fantástico!

  23. Espetacular, excelente, esplendido e o mais interessante com uma linguagem simples e muito bem colocado. Precisamos de mais professores assim que fazem de suas profissões um exemplo e um momento de felicidade…..merece sim, aplausos de pé.

  24. É desse tipo de professor que o Brasil está precisando…por amor a arte…., simplesmente fantástico.

  25. ESTE É O CARA!
    SE TIVÉSSEMOS MAIS EDUCADORES DESTA ESTIRPE, ESTE PAÍS CHAMADO BRASIL SERIA O PRIMEIRO DO MUNDO!!!
    QUANDO CLÓVIS DE BARROS FILHO ABRE A BOCA, GESTICULA, VOCIFERA ELE NOS DÁ PEDAÇOS DE TERNURA, DE AMOR AO SER HUMANO, À VIDA…
    DIRIA QUE ELE É UM VERDADEIRO POETA DA EDUCAÇÃO, DA VIDA E DE SI PRÓPRIO… e ai daquele que não acredita em si próprio, que tipo de pessoa será?

    • Nós temos sim, e muitos, só não tiveram a chance de se mostrarem na TV. Conheço vários deles , que faziram e fazem a alegria e a cabeça de muitos alunos, os quais, infelizmente, nos dias atuais, estão apanhando da polícia. Outra característica dos professores…eles nunca desistem!

  26. As pessoas tem sede felicidade, e quando encontra um ser feliz se abastecem desta mesma felicidade. A plateia de pé demonstrou isto. Bravo!!!!!

  27. Inesquecível. Temos que ler tudo que esse rapaz escreve, já que ouvi-lo é mais difícil. Mas em sua fala, toda a expressividade é vista e nos encanta, as palavras fluem rapidamente, o pensamento é brilhante.Que ele possa correr mundo , passar aqui por M.Gerais, voltar no Jô.

  28. Amigos, alguém sabe se tem como baixar o vídeo? Eu gostaria de baixar se possivel desde o começo da entrevista. Eu assisti o programa e me arrependi muito de não ter gravado…ele é sensacional !

    • No firefox existe um complemento chamado downloadhelper, ao dar o play na entrevista é possível fazer download por ele no formato .mp4.

      • Valeu pela dica do plugin downloadhelper (que já conhecia, mas nunca havia usado), e pelo detalhe de dar play primeiro, daí aparecerá a opção de baixar em mp4.

    • Aí está a entrevista completa: http://bit.ly/1dPgcu0

  29. Fantàstico!!! Parabèns!!!

  30. Ele é demais! O cara merece ser aplaudido de pé!!!!

  31. Simples assim…é “MAIS” eu assisti e me encantei!!

  32. SENSACIONAL!!!!!

  33. ” Entre o tédio e a ansiedade, ambos indesejáveis, prefira o trabalho como o melhor instrumento para cumprir os seus deveres. O trabalho, executado com satisfação, seja ele qual for, ativa suas energias, deixando-o capacitado para enfrentar os desafios.
    Vencer os desafios traz sensações confortantes de envolvimento, como prazer e sensação de controle.
    Esse fluxo de energia ocorre mais no trabalho que no lazer e isso é surpreendente, porque vem demonstrar que a felicidade não é proporcional ao nosso tempo livre. Há pessoas que preenchem o seu lazer com atividades passivas e frequentemente se sentem esgotadas, cansadas de não fazerem nada.
    Seu tempo livre é um tempo vazio, perdido.
    Portanto, é preciso fazer do trabalho uma fonte de prazer e, para sentir-se feliz no trabalho, descubra atividades que apresentem desafios”
    CARUSO SAMUEL

    • ADOREI ESSE PENSAMENTO.OBRIGADO!

  34. O Brasil precisa de homens como este

  35. Muito bom!! Excelente para iniciar o dia com todo gás.

  36. fantástico! Pleno!

  37. Nossa gente…eu acordo cantando quase sempre…pela manha eh quando meu humor esta na sua melhor fase!! Assutei agora com as declaracoes!!hahah

  38. Muito bom excelente uma aula lição de vida alegre parabéns Prof. CLóvis de Barros filho.

  39. EU E MINHA ESPOSA CECÍLIA FICAMOS EMOCIONADOS… FANTÁSTICO, O PROFESSOR CLÓVIS, VOU COMPRAR SEU LIVRO.. UMA GRANDE E FELIZ VIDA PARA TODOS…

  40. Excelente! O Prof. Clóvis nos dá a certeza de que a alegria de viver está associada ao interior de cada um de nós, pois é assim que nossos familiares e amigos são e serão felizes conosco.

  41. Professor espetacular !!!!! falou tudo e mais um pouco …. essa é a vida..

  42. Sensacional, inspirador e potenciador!!!!!

  43. Sensacional !!! Amei, o cara é 10 !

  44. Achamos a formula de calar a boca do Jô e do Faustão…esse literalmente não dá espaço nem para as perguntas….show de bola….#professornofaustão

  45. É disso que precisamos professor parabéns e muito sucesso!!!!
    ká imaginaram quantos professores iguais a esse foram reprimidos pela topa do Cabral no rio de Janeiro???

  46. O professor Clóvis de Barros Filho é, simplesmente, fantástico pois é o mestre que resgata na sociedade o valor e a dinâmica dignificante do ofício de um professor.

  47. É vendo professores como esse, que eu entendo a enorme inveja dos políticos e o porque eles não incentivam a educação nem valorizam os professores, pois alunos maduros e com a cultura correta não votam neles.

  48. Não é difícil ele se apaixonar por ele mesmo, eu que estou de longe e não o conheço já me apaixonei. Linda lição de como viver bem.

  49. Ja tive a oportunidade de assistir uma palestra dele em Jaraguá do Sul -SC, esse cara é simplesmente o melhor!!!!!

  50. Quem dera se pudessemos ter em nossas salas de aula ao menos um professor apenas como o Sr. Clóvis, ele é Espetacular, diz tudo o que queremos realmente ouvir. Fantástico.

    • Por experiência própria, sei que existem muitos assim. Muitos professores de faculdade são completamente pirados, entusiasmados e criativos. Não vejo ele como uma exceção à regra. Mas é muito bom, sim. Precisamos de mais pessoas como ele. Não só professores. ;-)

  51. Quero assistir aula dele. Arrepiante!

  52. Sensacional! Sem palavras para descrever meu sentimento depois de assistir o vídeo…

  53. Fazia tempo que nao assistia uma entrevista no Jô tão boa qto esta.
    Parabéns, Isso é Dom!

  54. Mesmo sendo muito feliz, aos 89 anos vou continuar buscando mais,
    grande lição de vida.esse professor é I- LU .MI-NA-DO.

  55. Tudo na vida é aprendizado esse ai é apenas mais um de vários mestre que temos!

  56. Fenomenal! E o melhor, não deixou o Jô falar. Show!

  57. “A pressão do tempo gera perda de foco. E quanto menos tempo, mais você precisa de foco”

  58. Professor, parabéns, fantástico, saúde pra continuar na luta….fui 18 anos professora da rede publica, mm ganhando pouco, nunca desisti! é apaixonante…

  59. o Cara conseguiu deixar o Jô Soares calado por 16 minutos. Só por isso já mitou kkkkkkkkkkk

    Que grande discurso!

    • É verdade…kkkk

  60. esse é um professor que senti falta na minha faculdade…

  61. MARAVILHA

  62. DO CARALHO!

  63. Preciso realmente equilibrar a minha energia vital….. Pensamentos atrai ações…. Vc é um ser de luz…. Parabéns!!!!!

  64. adorei, muito muito bom

  65. FANTÁSTICO !!!!!! SEM IGUAL !!!!!!

    • FANTÁSTICO !!!!!! SEM IGUAL !!!!!!

  66. Assisti e gostei, mas, tenho algumas considerações…

    Sem dúvida ele despertou para um estado mais consciente de si mesmo. Sem dúvida ele tem o dom de agradar a maioria com seu jeito original de ser e por amar o que faz, deve inspirar muitas pessoas a viverem de uma forma melhor.

    No entanto, o professor Clovis, segundo algumas frases faladas por ele mesmo, ainda é um ser humano que pode estar confundindo prazer com felicidade. Afirmo isso após ouvir frases como “o momento de felicidade é um momento que você não gostaria que acabasse tão cedo… que você desejaria a eternidade… que você gostaria muito que durasse mais tempo”.

    Infelizmente poucos sabem que não existem “momentos de felicidade”, e sim, “momentos de prazer”, pois, felicidade se desperta, não se alcança mediante esforços e realizações. Prazer é uma coisa, felicidade é outra da qual nossa cultura ocidental e capitalista nada sabe.

    A base de toda a maldade que existe é o egoísmo humano, que nasce justamente do desejo de obter benefício próprio, possuir, receber algo o qual normalmente é considerado como motivo do bem-estar, ter algo em que acreditamos nos deixar supostamente felizes. Uns querem ter mais do que outros e isso é o fator responsável pelo ser humano criar meios ilícitos para alcançar o que deseja. Um homem pode matar por não TER mais o objeto de seu desejo, aquele o qual ele queria eternizar o momento de posse. Isso é muito mais ligado ao apego e ao prazer (desejo) do que à felicidade. Algo do tipo “sem esse fator externo, eu não posso ser feliz”.

    O desejo de eternizar um determinado momento poder ser muito prejudicial quando achamos que nossa felicidade reside em fatores externos. Felicidade é um estado de espírito que, quando despertado, verdadeiramente, se torna constante e nos liberta desse desejo. Uma vez felizes, permanecemos incondicionalmente nesse estado, pois não projetamos mais a razão de nosso bem-estar em fatores externos. É o verdadeiro significado de olhar para dentro, de não realizar projeções. Quando somos felizes de verdade, não há desejo nem picos de prazer ou sofrimento, simplesmente brota serenidade e bem estar de nosso próprio Ser interior, qualquer que seja o momento, e o que antes eram “picos” se transforma numa linha levemente ondulada.

    • Boa Luiz Rocha, apesar do discurso oportuno e assertivo do Prof. Clóvis, esta confusão de “momentos de felicidades” com momentos de prazer inverte a lógica do sentimento, ou seja, é incondicional porque de dentro pra fora, não dependendo de fatores ou desejos externos e sim de um reencontro dessa “criatura egoísta” com a plenitude do criador gracioso.

    • Concordo plenamente com suas palavras. Como filosofo ele deveria ter aborado a diferença entre prazer e felicidade….

      • Sensacional!!!!O professor descreve muito bem o que as vezes nos passa batido diante da vida!!!!!!!!!
        A FELICIDADE é uma forma própria da cada cidadão.
        Para mim são momentos simples, me sinto com muita sorte por ser assim!!!!!!!!!!

    • Concordo com você Luiz. Apesar de gostar muito da fala do professor Clóvis, também acredito que haja essa confusão entre momentos de felicidade com momentos de prazer. Fazemos parte de uma sociedade capitalista e consumista, e nunca estamos o suficiente contentes para afirmarmos que estamos felizes, mesmo que em alguns momentos. Nada é duradouro e tudo, em excesso, enjoa, como a pamonha e até mesmo o matrimônio, com disse o prof. Clóvis. Se não tivermos determinação e força de vontade, nem mesmo esses momentos de prazer nós poderíamos sentir. Nos tornaríamos pessoas doentes, depressivas, sem vontade de viver. Acredito que só a paz de espírito é que nos leva à mansidão, à felicidade e a não se deixar levar pela soberba e pela ganância. Eu gostaria muito de conseguir alcançar essa mansidão, mas ainda não consegui, mas ainda não desisti.

    • Engraçado como existe pessoas que pra terem a última palavra tentam sublevar uma ideia que esteja chamando a atenção dos demais a fim de provar que está com a razão. Mesmo quando se trata de algo bom, algo que beneficie uma grande parcela da humanidade. O importante para essas pessoas é ser notado, nem que para isso tenha que derrubar com controvérsias a teoria de que algo bom pode ser adquirido, e transmita seu amor aqueles de boa vontade. O Sr. Luiz Rocha é uma dessas pessoas que não conseguem se sentir feliz vendo a felicidade espalhada em sem redor. Dessa forma tenta argumentos que não convencem nem interessa a ninguém, sabe por que, caro senhor? Porque de infelicidade o mundo já está cheio.

    • Boa noite, Vc conseguiu explicar tudo o que ele tentou nos dizer, para muitos ele foi expert, para mim vc deu de dez nele. Parabens!!!!!

    • CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO, ACRESCENTANDO QUE ACHEI O PROFESSOR FANTASIOSO E BEM EXAGERADO NA EXTERIORIZAÇÃO DE SUA EMOÇÃO DIANTE DO PÚBLICO. TALVEZ MOTIVADO PELA EUFORIA DA PLATÉIA.

    • “…Espero q vc seja triste…nao sempre, mas de vez em quando…Porque o riso frequente eh insosso, e o riso constante eh insano.” Muito boa a mensagem do professor. Densa, alegre e contagiante. Para ser mais absorvida do que analisada. As palavras e outros recursos, sao somente o meio, nao o fim. O insight eh seu, como ele mesmo disse.

    • Concordo

  67. Adorei, amiga. Obrigada “:) <3 :)"

  68. pelo sensacionalismo do texto, esperava muito mais desse professor.
    Ele é muito bom sim, mas… bem menos Batista!

  69. Ele é uma fonte de sabedoria e de perfeita armonia entre inteligencia e etica….será que nao poderia dar aulas aos nossos homens politicos para fazer deste Pais um lugar melhor para se viver…(para todos?).
    Obrigado

  70. Ele foi meu professor no mestrado. Descobri a docência com ele. Foram as aulas de Filosofia mais legais que eu já tive na vida.

  71. Sensacional!Excelente professor!!!

  72. hahahah, simplesmente a primeira Pamonha!!!! Muito bom!

  73. Uma injeçào de ânimo !!! Muitos precisavam assistir. Amei

  74. Espetacular, nota 10, quem dera se todos os professores fossem assim. todos entederiam mais as coisas.

  75. ESPETACULAR…. ESPLÊNDIDO…. SENSACIONAL

  76. Sem palavras!
    ORGULHO DE SER PROFESSORA!

  77. sem palavras… não sei se rio ou se choro de felicidade de ouvir palavras e pessoa tão maravilhosa… fantástico… espetacular…

  78. Excelente….tão bom que até o Jô deixou a pessoa falar!!!

  79. Com apenas 16 minutos e 43 segundos, uma lição para toda a vida.
    Em momento algum valeu tanto a pena estar na frente de meu notebook.
    Simplesmente espetacular.

  80. Show!

  81. Maravilhoso!!!!!!!!

  82. Nossa, gostaria muito de ter uma aula com esse professor, sensacional!

  83. Precisamos de pessoas como esse professor, um apaixonado pela sua profissão, uma aula de como ser feliz apesar de tantas coisas erradas presentes em nossa sociedade, e feliz daquele que consegue encontrar e fazer o que ama.

  84. Excelente!!! Parabéns, Professor! Hoje eu aprendi!!! Um Baita abraço, tchê!

  85. Muiiito Boom!!!!!

  86. Professor Clovis de Barros Filho, sua inteligência é brilhante, gostaria de ser sua aluna. Mas… comparando com o caso da Pamonha as mulheres também podem imaginar quando comer pela décima vez uma linguiça. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

  87. COM ESSA ENTREVISTA ELE AUMENTOU AS VENDAS DO LIVRO DELE EM 1000% EM 16 MINUTOS…

  88. Não vi nenhum outro conjunto de comentários que fossem unanimidade como este, nota 1000.

  89. Chorei! o cara é realmente um filosofo!!

    • Eu tb Elton

  90. Esta sim é uma entrevista que dar tesão de assistir, parabéns ao professor.

  91. Grande palestra, pq o Jô não piou…
    deve ser por isso que ficou bacana e está bombando!!!

  92. Senti vontade de ser aluna deste querido professor… Parabéns!

  93. .?. apaludir .?.

    • Obrigada. ;)

  94. Simplesmente sensacional. Um momento que poderia nunca terminar!!!!

  95. Muito legal meninas! Obrigado por compartilhar! Precisamos nos livrar das amarras e fazer aquilo que “nos da tesão”! rs

    • Nossa! No primeiro momento fiquei parada e sem folego com tamanha energia do Profi. Lembrei-me da primeira vez que subi num palco e engasguei, tinha esquecido tudo o que ia falar, simplesmente olhei para a plateia e ri, eles tambem riram. Eu, contunuo rindo até hj de td que aconteceu, só não vou relatar o fato pq ficaria escrevendo até amanhã mas, para matar a curiosidade de vcs, era uma palestra sobre as leis morais em um centro espírita, eu tinha uns 27 anos.kkkkkkkk

  96. Maravilhoso, Sensacional, precisávamos de mais pessoas assim neste Pais, obrigado por essa aula Prof.Clovis

  97. Fantástico… esse cara é realmente sensacional…
    A aula dele deve dá vontade de ver o dia todo…! rs

  98. Desculpem, mas onde está a emoção?

  99. SENSACIONAL…COISAS SIMPLES AO MESMO TEMPO COMPLEXAS,,,TODAVIA A ALEGRIA DE VIVER É MAIOR QUE TODAS AS FILOSOFIAS E TEORIAS ,,,,OBRIGADO POR ESSA ENTREVISTA,,,MARAVILHOSA..

  100. Eu estou apaixonada por esta pessoa, simplesmente maravilhosa, inteligente, cativante e que me passou grandes ensinamentos em tão pouco tempo ouvindo-o. Estou até achando a vida mais bonita!

  101. Simplesmente lindo…..chega até ser emocionante

  102. “O momento que você desejaria a eternidade”…para não acabar o video *-* kkkkkkk
    fantástico,fiquei fã desse cara!!!

  103. Sim muito legal. É uma pessoa com muita empolgação, mas tomara que ele não tenha exagerado e sim falado como se estivesse junto aos seus alunos na sala de aula e também no seu dia a dia e não, só porque estava no na televisão. Mas foi realmente legal.

  104. Maravilha, as pessoas poderiam ser isto no relacionamento humano, complexo, simples,perplexo,alegre,cômico, brilhante e tudo mais de bom para se viver, nota 1000 mil para o professor.

  105. Vendo e ouvindo esse vídeo conheci um pouco mais de mim mesmo!!!

  106. legal !é bom pra que a gente se liberte parabens professor

  107. Parabéns, professor Clóvis! Sinto que o meu entusiasmo e paixão pelo magistério e pela Filosofia se renovam cada vez que o encontro.

  108. PROF CLÓVIS tem a alma de professor,de mestre .Encantou-me
    sua sensibilidade franqueza.Para mim foi uma aula
    salet do AMARAL

  109. Eu sempre acordo cantando….todos deveriam parar de se preocupar com coisas q nao importam pra nos….

  110. Simplesmente maravilhoso!

  111. Demais!! Demais!!!

  112. é um artista, gosta de aparecer

  113. Esse vídeo deveria ser passado e repassado nos cursos para professores,nos encontros para juventude, nos grupos de terceira idade…e para qualquer pessoa que estiver deprimido… Aula de vida, metodologia do amor , estratégia da auto estima, objetivo; encontrar
    o ideal.

  114. Impressionante que paixão, é pra se refletir e agir!

  115. Simplesmente “hors-concours”.

  116. QUE LIÇÃO DE SABER SER FELIZ E SE FAZER FELIZ. VIREI SEU FÃ PROFESSOR. SOU FUNCIONÁRIO DA REITORIA DA USP E GRADUADO EM GESTÃO PÚBLICA. APRENDI COM ESTA ENTREVISTA QUE ÉTICA LÉM DE MUITAS COISA ESTÁ NOALICERCERCE DE UMA GESTÃO RESPEITOSA CONSIGO EM RESPOSTA AO QUE SE DÁ AOS OUTROS.

  117. Magnifico, tantas pesquisas e psicólogos ,para nos ajudar a lidar com as frustrações da vida, e ,de repente ,um professor com todo seu amor , define a felicidade ,e de quebra,o real sentido da vocação.Agradeço muito ao professor Clóvis de Barros Filho a magnífica entrevista, e admiro muito a sua empolgação, e o brilho nos olhos quando descreve o seu ofício.Lamento ,que não tenhamos mais professores como ele, por certo , nosso país seria bem melhor.

  118. Cômico!

  119. ÓTIMO, QUERO LER O LIVRO.

  120. Bem nessa noite assisti a essa entrevista que foi simplesmente sensacional!!

  121. Adoro pamonhas,adorei o professor,já pensou uma intrevista desta,com tanto valor no Jô todos os dias!

  122. Sem dúvida,uma entrevista sem precedentes. Excelente na comunicação e conteúdo. Digna dos maiores elogios e que merece mesmo ser aplaudida de pé.
    Da vontade de ficar assistindo por muito mais tempo..Excepcional.

  123. Essa mesma alegria e entusiasmo experimentei quando ainda jovem ministrei a minha primeira aula!! Hoje, trinta anos depois, ainda , sinto prazer em preparar melhor minhas aulas e ainda me entusiasmo muito qdo percebo interesse dos alunos no assunto!! Aí é a glória!! É o tal do momento que gostaria fosse mais duradouro! Mais ainda qdo vejo ex alunos bem sucessedidos en suas profissões!! É um enorme prazer!! Nessa hora tudo terá valido a pena!! É felicidade pura!! Nada se compara ao prazer de tarefa bem feita!! Essa é a recompensa de um professor!!! Enfim suspeito que quem gosta dessa nossa profissão, aqui me incluindo, não tem todos os parafusos no lugar!!! Mas cada um é feliz como pode!!!

  124. Cara, ele é de uma eloquência e uma dialética que eu nunca havia visto antes. Sensacional, muito bom mesmo.

  125. Que bom saber que ainda tenho muito que aprender e quando ouvimos pessoas brilhantes que falam de coisas mil vezes já ditas mas sempre de um jeito diferente, percebo o quanto não precisamos de nada novo para enxergar que apenas o nosso olhar é que torna tudo diferente, tudo novo. Parabéns por demonstrar que tem pessoas que amam o que faz!!!!!!!!!!

  126. Muito bom ! excelente,sensacional,brilhante….. Parabéns

  127. Replay no video!!

  128. Obrigado! Vi isso num momento de baixa energia ou potencialidade,onde o tesao que rarao me escapa tem ido ao beleléu.

  129. Muito empolgante e cativante sua explanação. O Brasil precisa mais de pessoas assim nas nossas salas de aula. Vi alguns comentários acima, penso que ele não se propões a salvar o mundo, apenas em passar uma mensagem melhor. Frente a outros professores que so sabem reclamar de baixos salários numa profissão que eles próprios escolheram esse soube extrais suco de um limão. Por isso só já esta de parabéns.

  130. Parabéns ! Isso sim é gostar do que faz.

    EXCELENTE sensacional em 16 minutos,imagine em horas, ele será capaz de fazer uma revolução, sacudindo o mundo de cada pessoa.
    Isso é muito bom, pois tem pessoas que precisa de pessoas assim para acordar para a vida. PARABÉNS PROFESSOR!!!! Livrando pessoas das mesmices e dando um salto ou voando para fazer o te dá mais satisfação na vida.

  131. Parabens, espetacular entrevista sensacional

  132. Sensacional. Muito emocionante essa entrevista, foi maravilhosa. Servil para me empenhar no meu trabalho e buscar recursos para entender o porquês das coisas. Fiquei muito feliz, essa é a primeira pamonha.

  133. Excelente! Uma lição de vida, de ânimo, um incentivo a viver, a lutar, a descobrir seus próprios caminhos, a alegrar-se com coisas que muitas vezes para tantos são insignificantes, porém para nós: um castelo.

  134. ADOREI. FIQUEI MAIS FELIZ DEPOIS DESTA ENTREVISTA. ELE É DEMAIS.
    SÔNIA FARIAS.

  135. Esta é a segunda vez que assisto uma palestra do Professor Clóvis ,a primeira foi no seminário da ANDAV em São Paulo. Confesso que este cidadão não é professor, ele está alguns degraus acima,não que professor seja tão ruim assim, pois fui durante 5 anos,como demorou passar,rsrsrsrs, mas o Clóvis durante a palestra ele mostra em segundos o porque de ser feliz,os motivos que nos leva a nos encantar com a vida, o prazer de ter a liberdade de expressão. Quero externar neste comentário que para mim foi excelente,pois após a primeira palestra que assistir, a minha ótica de vida mudou bastante e agora tenho certeza absoluta das decisões tomadas. Dr. Clóvis , muito obrigado ,por levar estes conhecimentos com alegria,entusiasmo para quem tem o prazer em ouvi-lo.

  136. muito bom!

  137. Espetacular! Não existe fórmula exata para a vida!! Encarar o mundo de peito aberto e buscar momentos de felicidade são uma boa dica!!

  138. sinceramente, não entendi?? o que ha de espetacular em falar o comum de maneira teatral….?? – talvez seja os “porras” e “caralhos’ que não é comum nos mestres!

  139. Estes momentos felizes hoje em dia são demonstrados pelas fotos instantâneas no instagram,nos smartphones,mesmo que não durem muito tempo,pelo menos temos uma lembrança destes momentos.

  140. Simplesmente m
    aravilhoso!

  141. Souza professora, esta entrevista me tocou profundamente, as vezes no meio de um turbilhão de xingamentos, um aluno com atitudes e algumas palavras faz com que vc retome toda energia perdida…

  142. Faço parte do Cooper IHARA, ja assisti 6 palestras dele de 2 horas cada, etica, poder, amor, fidelidade, impressionante o quanto esse professor eh espetacular!!!!

  143. Pela primeira vez, um entrevistado faz com o Sr. Insuportável Jô Soares ficasse CALADO.

  144. Simplesmente SENSACIONAL, EXCELENTE

  145. Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  146. Que delícia poder ouvir essa conversa deste professor, aprendi muito e compreendi, que quando você faz o que gosta, então você está em um momento feliz… Você pode tornar sua felicidade possível,e isto só dependerá de você. Muito bom, deveríamos ter mais conversas como essas.

    Obrigada por compartilhar conosco.

    Maria Lúcia Milan

  147. Simplesmente sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  148. NUNCA VI NADA IGUAL ESSE PROFESSOR E MUITO LOUCO MAS POREM SABIO CHOU DE BOLA //////////

  149. Só tenho a dizer uma coisa…Por que a entrevista acabou??

  150. Eu gostaria que ele fosse no domingão do faustão… o cara é D+

  151. Simplesmente ensinador,brilhante e muito bom fantastico ser humano

  152. Show, mais uma vez….

  153. Bom dia!
    Li a maioria dos comentários e quantos preferem pontuar a questão de estado de felicidade, o fato é: momento ou não de felicidade, o professor encontrou de fato aquilo que lhe faz feliz!E, lembremos que numa profissão pouco reconhecida.

  154. Excelente…Não quero que minha vida acabe…Como diz o prof. Clóvis!

  155. Como dizia o Gonsaguinha: “viver e não ter a vergonha de ser feliz…”

  156. Muito bom! É disso que precisamos, fazer as coisas com prazer!!!

  157. Genial essa sim é uma entrevista que deveria ser eterna torci pra não acabar parabéns ao Prof Clóvis !

  158. Será que ele é um bom marido?

  159. Excelente, maravilhoso!!!

  160. Sou de Florianópolis- SC. Fiz questão de ñ ler qualquer comentário anterior. O q quero eh passar o q senti. Essa entrevista além de me emocionar, me deu muitos risos de alegria (Ah como alivia a alma), estímulo, a tal potência e muito muito mais.Acordou a força q tenho dentro de mim, q me fará encarar o quero, seguir em frente sempre. O pai dele tb deve ou deveria ser o máximo por essa tirada “pra trás, nem pra dar impulso”. Aahh… gostaria de dizer pro Prof. Clovis rs q acordo cantando, mas ñ sou demoníaca ñ kkkkkkkkkkkkkk VLW VLW VLW

  161. Sensacional, quando descobrimos o que gera felicidade em nós mesmos e através dela fazemos mais pessoas felizes também! Grande professor Clóvis!

  162. EXEMPLAR!

  163. A energia que esse CIDADÃO emana não é loucura, é SÓ SABEDORIA, que poucos tem a coragem de externar. O BRASIL e o MUNDO precisa de “LOUCOS ASSIM”. Até o JÔ não conseguiu interrompe-lo, como quase sempre importunamente costuma fazer com os seus entrevistados. Tenho um pouco dessa “loucura”!

  164. Simplesmente Maravilhoso!!!!!!!!!

  165. amontoado de retórica (?)

  166. Sensacional!

  167. No era para acabar!!!!!

  168. MAAAAARAAAAAVIIIILLLHHHAAAA!!!

  169. Entendo perfeitamente o que diz o professor, pois já tive um professor entusiasmado assim, que me inspirou a ser professor também.

  170. Tão tocante que até chorei!!!!!!!!!!!! Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!

  171. sensacional , fantástico , parabens

  172. Gostei de mais na minha opinião uma plateia despreparo para entender a filosofismo do magnifico prof. os riso são fora de hora e momento

  173. nem sempre

  174. Ele é admirável,espetacular. Há tempos eu não via algo tão marcante e inteligente.
    Ele dá um empurrão na nossa apatia e desanimo. Maravilhoso!!

  175. Simplesmente espetacular,adorei.

  176. Simplesmente espetacular pena que no meu tempo de escola os professores
    eram diferentes e eu um cabeça oca que não queria nada com nada,assistindo
    esta entrevista aprendi que pra ser feliz é só a gente gostar da gente.

  177. O professor falou muito bem! Só o que me admira é a capacidade do ser humano aplaudir e gostar quando se usa palavras maliciosas, quando fala palavras inadequada e muitas vezes nojentas… O ser humano é muito complicado e difícil de entender, pois leva uma vida complexa neste mundo que não consegue discernir o que é certo ou errado, pois existem muitos que fazem o seu conceito próprio, mais a vida nos mostra através de fatos e vivencia empíricas que o conhecimento cotidiano na qual adquirimos, traz a sabedoria no futuro e isso vai mostrando uma reflexões e conceitos diferente naquilo que aceitávamos no passado.
    A verdade que eu sei é a verdadeira eternidade e felicidade se encontra em DEUS
    Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
    Eclesiastes 3:11

    • Gomes Neto, também fico encantado o quanto a população se encanta com palavras torpes em meio ao próprio entendimento de um simples filósofo que pensa como todos nós pensamos, porém o mesmo expõem seus pensamentos e não chega a lugar algum com conselho nenhum. Se ao menos conhecem a Deus, fazer uma leitura de Provérbios de Salomão, Estesiaste , buscar o que Jesus Cristo quer de nós e o que ele nos ensina com certeza todos estariam vivendo de forma mais amorosa com a propria vida e com a vida das demais pessoas, vivendo com mais responsabilidade e satisfeitos. Deus quer o melhor de nós para Ele e para nós mesmos.

  178. Realmente um professor entusiasmado, apesar de não ser nenhuma novidade tudo que ele falou.Qualquer livro “”bom”” de auto ajuda já nos fala tudo isso há tempos! Mesmo assim eu gostaria muito de ter um professor assim!! Pessoa de muito bom astral!!

  179. olá… não sou de passear por blogs… mas cheguei no de vocês e gostei do post do PROF. Clovis…
    enfim… mando um video que penso ter a ver com a proposta de voces… se quiserem publicar aí está…

    http://www.youtube.com/watch?v=lQwrpmUmVeo

    abração

  180. Simplesmente extraordinario!

  181. Amei ver esta entrevista! Veio a calhar pelo “dia do Professor” no próximo dia 15 de outubro. Sou professora de escola pública e vivo momentos felizes como os narrados pelo professor Clóvis. Claro que há períodos de “baixa potência” mas ensinar também é aprender a refletir as várias maneiras de encarar a vida. Feliz DIA para todos os educadores!!!!!

  182. Do #caralho

  183. Se todo ser humano tivesse este tipo de experiencia, o mundo seria muito melhor! Eh simplesmente maravilhoso!

  184. Excelente, parabéns PROFESSOR!!!

  185. simplismente espetacular que fiquei maravilhado com essa entrevista…

  186. Maravilhoso…excelente comunicador”””

  187. Amei essa matéria e também notei como somos famintos de professores com esta capacidade, quanto a pamonha montaria uma casa de pamonhas e sem fadigas!

  188. sua autenticidade e simplicidade fala aos anseios do coração humano, parabéns! merece colher todo bem e amor que dissemina por onde passa, pessoas como o senhor é uma dádiva poder conhecer, isso sim, faz a gente olhar para nossos semelhantes e ter esperança de que a vida vale a pena! Que Deus lhe conceda muita saúde e sempre mais sabedoria, porque ele sabe que pode contar com o senhor, querido professor!

  189. Assistimos a entrevista .Exelente

  190. A verdade é: Só depende de nós, se abrir para a vida e vive-la com intensidade, fazendo sempre as coisas certas e seguindo em frente. Se o mar de gente vier contra você, simplesmente, fure quantas ondas forem necessárias, salte-as e siga em frente focado em realizar os seus sonhos. Muito boa a entrevista do professo Clovis, porem, não é nada demais, alguns pontos foram excelentes, tais como, o exemplo do pai dele e a aula aos 13 anos de idade sobre o petróleo. Entretanto, como todos os outros, viajou nos exemplos da pamonha e outros, para deixar a entrevista um pouco mais “engraçada”. Concluindo, filosofou bastante, mas disse muitas coisas legais e que fazem sentido, muito bom ! Nada mais…

  191. Extraordinario.Parabens.

  192. ADOREI GOSTARIA DE ASSISTIR PALESTRA COM ELE MORO EM JOÃO PESSOA PARAÍBA.

  193. PARA OS ANTIGOS SANTO QUERIA DIZER AQUELE QUE É SINCERO E NÃO A IDEIA DETURPADA E INUMANA QUE HOJE FAZEMOS DAQUELE DITO SANTO…EIS AÍ, ESSE HOMEM É UM SANTO NA PERSPECTIVA DOS ANTIGOS E NA IDEIA PRIMORDIAL E BRILHANTE DO TERMO!

  194. Ficaria horas escutando esse professor. Excelente!!!!!

  195. Sem dúvida uma pessoa que se encontrou e acredito que tem ajudado outros a se encontrarem em um mundo sobremodo desordenado.

  196. Trocando tudo em miúdos, faça valer a pena e de peito aberto.

  197. excelente, hoje aos 55 anos vou começar a fazer o que eu gosto..obrigado pelo incentivo..abraços…

  198. Simplesmente maravilhoso! A lição é simples, amar o que faz , se amar, ser feliz!

  199. Como é bom ver alguém tão feliz. E o que é melhor, dando a receita de graça.
    Ser Verdadeiro, segredo da felicidade.
    Cristo disse: “Conhecereis a verdade e a verdade voz libertará”.
    Tem verdade maior?
    Simplesmente fantasticoooooooooooooooooo

  200. FANTASMAGORICAMENTE FANTÁSTICO…. LIÇÃO DE VIDA COM UMA ELOQUÊNCIA IMPAR… PROF. CLÓVIS TIROU UM “PESO” DA MINHA CABEÇA: EU SEMPRE DIGO P/ MINHA ESPOSA OU P/ MIM MESMO, APÓS ALGUM ATO MEU DE SUCESSO ( UMA EXPLICAÇÃO QUALQUER, UM CONSERTO DE ALGO EM CASA, etc…) A FRASE “EU ME AMO”… “COMO SOU BOM NISSO”…. E AS VEZES FALO PRA MIM MESMO E PENSAVA Q ESTAVA MEIO LOUQUINHO…. MAS, APÓS ESSES 16 MINUTOS DO PROFESSOR CLÓVIS, ACHO Q VOU PIORAR…. VOU ME ELOGIAR E ME AMAR MAIS AINDA….kkkkk

  201. Amei esta entrevista com este professor, ele é simplesmente maravilhoso.

  202. A melhor entrevista dos 25 anos do JÔ .Fantastico!

  203. Esse professor é sensacional, falou tudo, essa experiência é que falta no mundo todo,

  204. Simplesmente fantástico…há muitos anos não via uma entrvista tão claramente verdadeira…Parabéns ao professor Clovis Barros, por esta verdade tão explicida.

  205. caraca, muito bom.

  206. Gostei muito da entrevista… merecia mesmo ser aplaudido de pé… por toda a capacidade que tem de empolgar a nossa necessidade de buscar satisfação e sabedoria. Parabéns Professor Clóvis de Barros Filho

  207. FANTAST1SC0!!!!!!!!!!!!

  208. Minha professora de Francês, Dona Elza, me deu a chance de eu me descobrir quando falou para minhas colegas de classe: ” Vão na casa dela que ela vai ensinar vocês” . Isto porque eu era uma excelente aluna . Foi quando eu comecei a ter felicidade. Nada me deixa mais feliz que ensinar.

  209. sem comentarios. Este é o cara.

  210. SIMPLESMENTE ENCANTADA E MUITO FELIZ EM OUVI-LO

  211. Só faltou dizer , meu nome é Enéas !!! MUITO BOM !!!

  212. Qual aluno não prestaria atenção nas aulas de um professor assim?

  213. Simplesmente, MARAVILHOSO! Precisamos de milhares de professores CLÓVIS de Barros Fº nas nossas vidas.

  214. Show de aprendizagem!!! me encantei com cada gesto, cada palavra, cada lição dada pelo Professor Clovis. Valeu a pena parar em frente ao computador e assistir a essa maravilhosa “Lição de vida.”

  215. Espetacular. Para vencer basta acreditar´, lutar e o sucesso virá.

  216. Nunca desista! Valeu professor.
    argemiro pereira da cunha

  217. gostei muito

  218. Muito legal obrigado pelo post :)

  219. Eu acho que a maior lição foi que temos que nos “REINVENTAR” todos os dias, entendendo que só com a Paixão pela VIDA, algo que nos é dado todo dia ao acordarmos – seja às 5 da manhã ou as 3 da tarde – é que poderemos CANTAR…..ai que delícia… Cada um deve aprender a ” cantar” do seu melhor jeito e vai ter Prazer de fazer o que mais gosta, mesmo trabalhando num lugar que não é o mais bacana, ou desejando melhores condições financeiras.. Ser FELIZ é poder sentir além do prazer. Acho que eu sou feliz…… que delícia…..

  220. Assisti a entrevista alguns dias depois de madrugada após um Post no Facebook, em minha modesta opinião vejo neste professor um grande domínio da Arte da Oratória aliado ao seu conhecimento filosófico.Vejo que ele fala muito em que a vida não pode ser feita de formulas mais em seu relato a sua vida se resume a uma formula.Na verdade achei mais cômico e engraçado vermos um professor falar que queria apalpar os glúteos de sua alunas e para a resposta sobre isso usar a filosofia e a moral.
    Ou seja um professor que sai do habitual, não conheço ele profundamente mais não sei se seus pares concordam plenamente com tudo que ele falou.A oratória sempre foi o discurso dos sofistas, aparentavam conhecer e ter profundidade mais na verdade não era bem assim.

  221. Parabéns Prof.Clovis o mundo está precisando de pessoas claras,positivas e inteligentes como vc. Tenho orgulho de pertencer ao quadro da USP.

  222. sensacional, valeu o meu domingo parabens ao prof,

  223. simplesmente,MARAVILHOSO,cresci muito,aderirei em minha vida……….

  224. Que delicia ouvir alguém tão inteligente, e dando está lição de vida.

  225. Jô, leve nais vezes este fantástico Prof. Doutor Clóvis de Barros Filho ao seu programa. Precisamos de mais entrevistas como esta. A d o r e i!!!!!!
    Parabéns, professor.

  226. Espetacular, muito bom

  227. Muito bom, o mundo precisa de mais pessoas assim! Muito inspirador!!!Obrigada professor!

  228. espero que a maioria dos nossos professores assista a esta diferênciada entrevista

  229. Simplesmente ele. É o que muitas vezes tentamos ser quando entramos em uma empresa, fazendo o que amamos e na maioria das vezes somos podados.

  230. É um professor desse que nossas escolar teria que ter!!

  231. É um professor desse que tudas as nossas escolas teriam que ter!!

  232. Incrivel, demaism não tenho palavras para descrever

  233. Um homem que é um exemplo para todos os professores! E não apenas isso um exemplo de amor a profissão e a vida!

  234. Extraordinária lição de vida! Este Professor é uma força da Natureza!

  235. As pessoas bem resolvidas são as que se dedicam ao seu trabalho fazendo tudo com amor, coragem mesmo em meio a todas as dificuldades que vão aparecendo, sem procrastinação, agradecendo tudo a Deus, porque a vida é sem dúvida nenhuma o maior dom que Deus nos deu, juntamente com a consciência e inteligência, po sermos a imagem e semelhança do nosso Criador.

  236. Há muito não ouvia uma aula dessa magnitude! Precisava e era o momento certo de ouvi-la! Parabéns Jô! Parabéns Professor. Foi a minha primeira pamonha do dia! Ganhei o dia…

  237. Uma celebração da vida! Já pensei muito em como exprimir esse sentimento. Já consegui muito exprimir esse sentimento (momentos). Sou eminentemente uma professora. Sou eminentemente feliz, mesmo que tenha momentos tristes, sou feliz! É o tesão pela vida que nos faz encontrar com as situações de felicidade, mesmo quando temos os ápices de tristeza. Todos os sentimentos são os formadores do ser e nada vale a pena se não for para buscarmos a tal felicidade! Prof. Clóvis, Paulo José (Prof. Paulão), obrigada por fazerem parte de minha vida! Nada é por acaso.
    Em tempo: Paulão, tudo o que você faz é muitoooooo bem feito. Tudo o que você faz tem paixão e paixão é assim mesmo – momentos de alta momentos de baixa, mas enfim sempre uma grande paixão. Você foi, é e será um excelente professor, você foi, é e será um excelente “embelezador de carros”. Você foi, é e será um excelente “embelezador de vidas”. Seja feliz!

  238. Ele é muito bom! Se acha tudo isso, saia da plateia e vá para o palco elogie você mesmo não exalte enquanto vivemos de achismo, acorda levanta-te vai para o palco não queira viver na plateia valoriza você mesmo o próprio equilíbrio estar no amor..

  239. emocionante,hj aprendi algo mais nessa vida,simplesmente fantastic!!!!

  240. Sensacional o Prof Clóvis. Tive a oportunidade de ter aula com ele na ESPM e a energia foi sempre a mesma em todas as aulas. Era uma das únicas aula que tinha vontade de assistir. Muito Bom!

  241. Sensacional o Prof Clóvis. Tive a oportunidade de ter aula com ele na ESPM e a energia foi sempre a mesma, em todas as aulas. Era uma das únicas aulas que tinha vontade de assistir. Muito Bom!

  242. melhor contagio que que tive em minha vida.

  243. MARAVILHOSO, O PROFESSOR CLÓVIS, ACHEI CADA EXPRESSÃO, JUSTA E VERDADEIRA. POIS ME TROUXE A LEMBRANÇA DE TER ESCOLHIDO MINHA PROFISSÃO DESDE CRIANÇA: “SER DOCENTE”. ISTO FAZ EU SER, AQUELE QUE NÃO ENSINA, MAS APRENDE COM OS DISCENTES, ISTO É MINHA CARREIRA, ISTO É A FELICIDADE, UMA DÁDIVA DE DEUS. OBRIGADO POR EXISTIR, CLÓVIS VOCÊ É ABSOLUTAMENTE UM VENCEDOR.

  244. Professor, você é um ser de luz, continue nessa sua trajetória de vida que ajudará muitos, e quando digo muitos, pode-se contribuir com a evolução dessa humanidade tão egoísta e sem propósito para o bem maior, continue com seus ensinamentos e filosofia de vida para auxiliar aos jovens de hoje se transformarem em humanos capazes de procurar sua felicidade interior pensando também em nosso planeta, gratidão pela sua entrevista!

  245. A felicidade não existe. O que existe são momentos felizes. Nas entrelinhas da entrevista.

  246. simplismente maravilhoso.

  247. Simplesmente sensacional

  248. Todos acharam sensacional…rss Claro ele apenas reafirmou a ideologia do cotidiano: fundado na absolutização do indivíduo! É a Pós-Modernidade se afirmando, divulgando-se como conformação ao status quo, isto é, como defensora do que aí está! Por isso ele diz que Vc é vc e deve “enfrentar” (aceitar) o mundo como ele é: entristecedor, alegrador, etc…

  249. Eu já havia assistido no programa do Jo, mas confesso que gostei tanto e faço questão de deixar minhas palavras… Ele simplesmente é incrível, fantástico! Parabéns Semp………………Re Prof. Clovis.

  250. Adorei, maravilhoso, ah se todas as pessoas tivessem esse entusiasmo, como seria ótimo. Já assisti umas 6 vezes e não me canso de ver. Parabéns.

  251. Bravo! Bravo! Bravo! Tomara que muita, mas muita gente tenha visto o programa ou tenha tido acesso a esse vídeo.
    Maravilhoso! Há de ensinar muito. A humanidade precisa disso, de saber que é tão simples viver, querer, ser feliz, basta dar valor aquele momento, ou à primeira pamonha, que te satisfez tanto!

  252. simplesmente maravilhoso, espetacular, impar,,,, precisamos de mais pessoas com esta energia sem fórmulas….
    naturalmente ….

    grata..

    Maria do Rosário

  253. O mundo desses homens é por si só sábio. Parabéns!!!!

  254. Pena que não estou encontrando a entrevista toda na internet.. Eu assisti no dia e foi realmente sensacional!

  255. Não sou professor, mas ministro palestras sobre saúde animal e sei que é muito prazeroso o que eu faço e sempre utilizo a maior energia possível para que sempre eu consiga transmitir a minha mensagem…dia desses um produtor me confidenciou que já foi em várias palestras para se sentir com mais vontade de empregar as novas tecnologias em sua propriedade….acredito que as aulas do professor Clóvis tem o mesmo teor…Parabéns ao Jô e ao entrevistado que foi muito feliz com a sua enorme energia!!!!!!!

  256. minha mãe pela simplicidade e humildade que pregava sempre me dizia,”filho faça tudo na vida com amor, pq só o amor te levará a ser feliz”, hoje revendo essa matéria maravilhosa do Prof. Clóvis De Barros Filho, me convenço cada vez mais que quando buscamos tudo na vida pelo amor a própria vida, buscamos momentos eternos de um sabor inédito e inexplicável de nos cercar com a energia do melhor dos sentimentos que existe em qquer mundo, e só assim poderemos ajudar a esse mundo que vivemos hoje ,ser tornar um mundo melhor. abraços a todos

  257. Meu amigo; o PROFESSOR não nescessita que eu o defenda, até porque vc pode discordar do que quizer, isto é um direito seu e eu posso até não concordar contigo mas uma coisa farei, respeitarei vc em tudo que diz.
    Agora se esta pamonha está melhorando a cada ano o sabor; eu tambem quero comê-la e quero que com muito “jeito”, vc possa dividí-la comigo pois me fará muito bem. rsrsrsr A minha apesar de não ter o mesmo sabor, não divido com vc, apenas quero que compartilhe sua “felicidade” comigo pra eu eumentar minha potencia de agir.

  258. não senti esse momento ainda,,, senti momentos que se assemelham a isso,,, mas não com a profundidade e certeza que o professor explica… muito muito bom,,, até hoje lembro dessa entrevista,,,
    as vezes sinto todas os caminhos em cada instante se alterando e isso é tão grande, mas tão grande que chega da medo,,, quero um momento especifico onde todos os outros convergem para aquele,,,espero, até o último suspiro… abraço professor, muito muito muito boa sua entrevista…

  259. Professor Clóvis, não sei se terei a oportunidade em lhe conhecer pessoalmente, mas te ouvir no Programa do Jô foi maravilhoso.
    Elevar a minha energia de agir foi te ouvir, ” … mas aqui e ali, também capaz de te proporcionar grandes alegrias, grandes surpresas, momentos que você nunca mais gostaria que acabasse; são esses momentos que a gente persegue e que farão da vida sempre alguma coisa digníssima de ser buscada e fantástica de ser vivida.” Parabéns pela entrevista e pela forma como leva a vida!!! Um grande abraço!!!!

  260. Caxias, sábio, inteligente, parabéns professor. Se todos fossem iguais ao senhor o Brasil estaria melhor. Sua aula deve ser daquelas que a gente não quer que acabe nunca.

  261. Isso é que é descrever “vontade”, “empenho” e “entrega”!!! Fantástico

  262. PERFEITA EXPLICAÇÃO JULIANA, SIMPLESMENTE FALOU TUDO, MUITO LEGAL!!!

  263. Cara, não o conhecia, mas fiquei fã deste professor; culto e simples, humano, ético, profundo, carismático… enfim, um cara abençoador. Parabéns professor Clóvis, espero assistir outras falas suas.

  264. Esse homem, esse cara… sou um homem de 61 anos, e vivi muito, e sou muito observador de tudo, desde um olhar para um ser humano, à uma reflexão para qquer coisa, digamos, um pequeno espaço de um elevador, um banco fixo na rua, uma roupa, uma silhueta, uma cor bonita… Sou arquiteto. O professor Clóvis, que por circunstâncias o colocou como professor, porque foi a única profissão que previlegiaria à demonstrar todos os seus olhares críticos de tudo e poder falar, falar, falar, já que não pode ser um general…. éh, também seria isso, digamos… . Tudo que escolhesse fazer faria com muita expressão. Eu diria que êle sim é o verdadeiro bipolar, ora maissss, ora menosss, mais sempre numa ótima euforia, sem ter tomado o remedinho que aumenta a substância diminuida para a comunicação se normalizar dos neuro-transmissores se comunicarem normalmente, para então ficar “normal”, sem ser maravilhosamente eufórica. Minha querida esposa de 33 anos, é você, se fosse uma mulher. Ela e eu assistimos junto. Maravilhoso. Você tem um dom, o de encantar. Te enviamos um grande abraço e vai enfrente cara!Você é uma pessoa maravilhosa. Somos seus fãs. Seremos seus seguidores. Deus te abençoe cara !!!

  265. Assim como o Clóvis, fico buscando estes momentos incríveis onde estamos todos em cima da mesa. Acredito que se este for o nosso real interesse, estes momentos se tornam mais frequentes e o mundo melhor, nós mais felizes faremos outros mais felizes também. Parabéns Clóvis, e via à autenticidade.

  266. O prof. Clóvis vai ficar milionário com suas palestras e seus livros(eu mesmo comprei um nesta semana).Ele merece.O cara é sensacional.Mas não devemos deixar de apoiar e valorizar outros milhares de heróis professores da rede privada e,principalmente, pública que são obrigados a aturar, em salas super lotadas,verdadeiros delinquentes e psicopatas juvenis cujas famílias há muito tempo não cumprem suas responsabilidades de transmitir princípios e valores.

  267. Vcs precisam ler o livro dele…

  268. Barros Filho,valeu!!!
    Não tenho dúvidas que este pequeno recado,vai ajudar a muitos a buscar o prazer ou a alegria, a ética ou moral, a galinha ou o ovo, sei lá.Mas tem que encontrar um meio de ser feliz no que faz.

  269. FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  270. Professor Clovis é um ser especial. Parabéns!!!

  271. Achei muito legal, Prof. Clóvis! Muito mesmo. Também sou professor e sei que, com frequência, o espaço mágico da sala-de-aula muda, e pra muito melhor, o nosso espaço-tempo. Sem querer julgar ou criticar, quem sou eu… Apenas não usaria alguns termos mais vulgares. Mas, repito, isso vale para mim. Sei que há uma tendência a banalizar a linguagem, é o que nos mostra a mídia… Mas, eu tomaria esse cuidado. Volto a dizer: Adorei sua transparente mostra da vivência de uma pessoa que ama o que faz. Super-importante!!!! Mormente nesse mundo onde os pobres de espírito querem medir-se pelo dinheiro, conseguido a qualquer custo, mesmo com o enterro de todos os valores morais e éticos.

  272. Este cara não existe, quero dizer, não existia, mas, assim mesmo acho que ele não é deste planeta, por que, é a primeira pessoa que fala um palavrão no momento certo sem chocar ninguém, é de uma inteligência que ultrapassa qualquer ser humano que já vi e ouvir, além de tudo, eu particularmente, ficaria talvez o dia inteiro ouvindo esse magnifico filósofo falando de qualquer assunto que ele quisesse e para finalizar, aqui vai meu voto de aplauso pra você JÔ, por nos proporcionar por muitas vezes este tipo de aprendizado de forma tão alegre, inteligente e proveitosa e, dessa vez na minha humilde opinião foi a melhor. MUITO OBRIGADO A VOCÊ E AO SEU ENTREVISTADO.

  273. Pessoal de Curitiba, o Prof. Clóvis de Barros vai apresentar uma palestra em um evento da Previpar, no Centro de Convenções, no dia 22/10/13. As inscrições são gratuitas: (41) 3023-8918. https://www.facebook.com/events/223824011126701/?ref_dashboard_filter=upcoming&source=1

  274. Bravíssimo. Um exemplo a ser seguido não só pelos professores, mas por todos profissionais. Parabéns.

  275. Simplesmente uma das melhores entrevista que assisti. Parabenizo ao Jô e ao professor Clóvis pela oportunidade dada aos telespectadores. Sucesso professor, espero, aqui em Maceió, ter a oportunidade de receber sua visita um dia.

  276. Exemplo de professor como seria bom que todas as aulas fossem assim, não haveria motivos para o aluno não sentir vontade de assistir as aulas.
    Parabens professor voce é um profissional nota 10!

  277. This´s very good!
    Fantástico, apenas não concordei com o exemplo da pamonha, porém a ideia é explendida, muito motivador, sensacional, parabéns professor.

  278. Maravilho e emocionante!

  279. Tudo o que ele falou, pode se resumir nessa frase: Para de pensar, SINTA.

  280. É isso aí…adoreiiiii…fantásticooooooooooooooooooooo

  281. Há poucos iluminados como o Caro Professor Clóvis, e como ele mencionou passamos a vida buscando fórmulas ou copiando as que deram certo nos outros sem perceber que somos cada ser, um universo muito particular e que tem soluções muito particulares a serem auto descobertas e só então sentir a vida em sua plenitude independente das adversidades que sem dúvida surgirão.
    Parabéns pela bela entrevista!

  282. *

  283. Assistindo a esse vídeo lembrei-me ao mesmo tempo: da parábola dos talentos, proferida por Cristo Jesus, no Evangelho de Mateus, do conteúdo do livro Amar é Viver de Frei Elias Vella e de uma das máximas de Santo Agostinho, onde ele afirma que somente faz aquilo que ama e tudo lhe dá prazer de fazer. Nesses três contextos reside tudo aquilo que o Professor Clóvis de Barros Filho aborda nessa entrevista. Caso o Jô resolvesse fazer uma coletânea de grandes e excelentes entrevistados, certamente essa, do Professor Clóvia, figuraria nessa coletânea.

  284. Simplesmente maravilhoso! Fiquei os 16 minutos paralisada, estupefata, sem palavras…

  285. Mais um louco que deu certo…!!!

  286. FELIZMENTE, DE BEM COM AS PALAVRAS, DE BEM COM A VIDA!

  287. Vídeos como esse mostram que mesmo talvez em vão, devemos sim acreditar na humanidade. Não só pelo vídeo e seu conteúdo em si, mas pelo nível dos comentários.
    Em famosos sites como uol, terra, yahoo, observo apenas comentários raivosos e críticos sobre diversas coisas da vida, até mesmo programas de televisão onde pessoas dizem não assistir, mas fazem questão de reclamar.
    Aqui, nesse nosso caso, os comentários são profundos, sinceros, nem sempre concordantes, mas todos simplesmente sinceros.

  288. Professor Clóvis de Barros Filho, um entusiasta, irreverente, educador e filósofo, que traduz de forma simples e clara o meio de buscar a felicidade com aquilo que temos. Parabéns pela brilhante aula.

  289. muito bom post, interessante, adorei!

  290. muito bom , um gênio , esse professor é do caralho, amei.

  291. muito bom o post, adorei!
    sempre vou vir visitar esse blog .. abraçoss

  292. Bem, se dúvida, professor Clóvis tem toda razáo quando diz que algumas aulas que ele dava ha 10 anos atrás, hoje já não consegue, pois muitos alunos não entendem. É chato, mas tenho que dizer que os comentários postados aqui são certamente um exemplo disso. Muitos parecem não ter entendido a lógica do discurso e o senso dos exemplos que ele dá. Sem contar o empobrecimento da escrita do pobre português, repetidamente assassinado, pobrezinho…….e esse povo todo vota…….ai…….

Trackbacks/Pingbacks

  1. Garimpando a rede #6 | Colorida Vida - [...] terminar, um vídeo super inspirador de um professor da USP em entrevista com o Jô Soares (via Agora sim!), …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>